Marketing de Conteúdo: o Guia Completo para se Tornar um Especialista

 In Marketing Digital

É bom possível que você já tenha se perguntado o que é marketing de conteúdo, inbound marketing e até mesmo que já tenha buscado informações sobre o assunto.

Se você está lendo este texto, provavelmente já percebeu que é muito difícil pensar em qualquer estratégia de sucesso para o seu negócio sem o marketing digital.

Você pode até já saber algo mais concreto sobre content marketing e conteúdos que geram resultados.

Ótimo, mas será que você está realmente preparado para incluir a criação de conteúdo digital na estratégia da sua marca?

Bom, estamos aqui justamente para ajudar você nessa caminhada.

Segundo a Content Trends 2016, 70% das empresas já utilizam marketing de conteúdo como parte de sua estratégia. O resultado impressiona: são 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais leads em relação às empresas que não adotam a solução.

Outra informação interessante é que as empresas que publicam mais de uma dúzia de conteúdos mensalmente, geram duas vezes mais tráfego em seu site.

Gostou dos números? Bom, então vamos ao que interessa.

Nesse post você irá conhecer tudo o que precisa para transformar o marketing de conteúdo em uma ferramenta importante para o sucesso da sua marca:
. O que é marketing de conteúdo?
. Para que serve o marketing de conteúdo?
. 7 objetivos do marketing de conteúdo.
. Marketing de conteúdo e alguns resultados impressionantes.
. Qual a diferença entre inbound e content marketing?
. 5 motivos reais para começar a fazer Marketing de conteúdo ainda hoje.
. Como fazer marketing de conteúdo.
. 7 conceitos básicos (e muito importantes) do marketing de conteúdo.
. Quais os 3 estágios do marketing de conteúdo?
. Por que vale a pena investir em marketing de conteúdo?
. Sua estratégia de content marketing é melhor do que a do concorrente?
. 13 ideias brilhantes para melhorar seu marketing de conteúdo.
. 5 principais erros que você pode evitar no marketing de conteúdo.
. Vídeo sobre marketing de conteúdo.

O que é marketing de conteúdo?

O que é marketing de conteúdo

Segundo o Content Marketing Institute, marketing de conteúdo é “uma técnica de marketing baseada em criar e distribuir conteúdos valiosos, relevantes e consistentes para atrair e conquistar uma audiência bem definida – com o objetivo de gerar uma ação do consumidor que traga lucro.”

Como? O céu é o limite. Os conteúdos podem ser produzidos e distribuídos em diversos formatos, como ebooks, infográficos, vídeos, webinars, white papers e muitos outros.

Depende do assunto abordado e do público a ser impactado.

Alguns passos para iniciar um trabalho de sucesso com marketing de conteúdo, são:

Seja criterioso ao definir o seu público
Pesquise, se envolva, saiba cada vez mais qual conteúdo interessa mais à sua audiência
Planeje os conteúdos de forma a gerar cada mais e mais interesse
Cada público pede um tom. SAiba equilibrar proximidade e formalidade, a leveza ou as informações técnicas conforme o seu público
Seja constante, produza regularmente
Etapas diferentes da jornada do cliente pedem conteúdos diferentes
O canal e o momento correto são fundamentais na hora de distribuir seu conteúdo

Para que serve o marketing de conteúdo?

Para quê serve o Marketing de Conteúdo?

Sabe o que é interessante? ´Quando entendemos que o marketing de conteúdo não é só geração de leads, podemos usá-lo de maneira mais eficiente e completa.

Hoje, 78% dos Diretores de Marketing acreditam que o marketing de conteúdo representa a tendência de sucesso para o futuro do marketing. Além disso, 91% das empresas B2B utilizam marketing de conteúdo. 86% das empresas B2C também. Veja mais dados aqui.

A verdade é que a relevância do conteúdo é fundamental para atrair e fidelizar o público certo.

Sua marca cria uma autoridade sobre o assunto e pode estimular os clientes a tomarem decisões que podem ou não estar ligadas a vendas.

Como você pode ver, o marketing de conteúdo é um relacionamento de longa duração, construído passo-a-passo e não uma paixão impulsiva. Saem as ofertas-relâmpago e entram relacionamentos de longo prazo e laços mais fortes.

Resumidamente, o marketing de conteúdo serve para:

Atrair

Por meio de um conteúdo relevante e bem produzido, o marketing de conteúdo atrai o público correto e inicia um relacionamento.

Converter

As pessoas que deixaram seu contato podem agora receber conteúdos mais aprofundados, contato direto por email e até mesmo promoções específicas.

Relacionar

Por meio das redes sociais ou de email marketing, novos conteúdos são disponibilizados, criando uma proximidade e aumentando o interesse no que sua marca oferece.

Vender

Com um relacionamento Maduro e a compreensão estabelecida dos benefícios que sua empresa tem a oferecer, surge a oportunidade de contatos diretos para ofertas, promoções e vendas.

Monitorar

Mesmo após a venda concluída, conteúdos novos precisam ser gerados para nutrir o relacionamento do cliente com a marca. Assim, novos impulsos de venda podem ser gerados.

7 objetivos do marketing de conteúdo

Objetivos do Marketing de Conteúdo

Rishad Tobaccowala disse que “quando os consumidores ficam sabendo de um produto hoje, sua primeira reação é ‘Vou pesquisar na internet’. E assim eles embarcam em uma jornada de descobertas: sobre um produto, um serviço, um problema, uma oportunidade. Hoje você não está atrás de seus concorrentes. Você não está atrás da tecnologia. Você está atrás do seu consumidor.”

Sendo assim, vamos destacar 7 objetivos do marketing de conteúdo.

Sua marca mais visível na internet

A correlação entre marketing de conteúdo e o SEO de um site é bastante clara.

O algoritmo do Google consegue identificar um conteúdo relevante para o público. A qualidade dos links referenciados, o tempo de permanência na página, tudo isso importa.

Por isso, o cuidado na produção dos materiais é fundamental.

Engajamento com sua marca

Já falamos da visibilidade da sua marca. Quanto mais visível, mais pessoas.

No entanto, isso não basta. Um conteúdo de qualidade e constante é aquele que gera interações entre as pessoas e você.

Assim se constrói um relacionamento positivo, próximo e que se mantém por um longo período.

Gerar e converter leads

Um lead é aquela pessoa que, motivada por um conteúdo relevante, disponibiliza seus dados, muitas vezes abrindo espaço para o envoi de mais conteúdo ou mesmo o início do processo de vendas.

Ele pode ter assinado uma newsletter, preenchido um formulário ou interagido com qualquer conteúdo.

Ao gerar um lead, você criou um cliente potencial. Essa é a hora de continuar produzindo conteúdo que o leve até a parte final do funil de vendas.

O conteúdo constante permite que você atraia sempre novos leads e mantenha seu produto dinâmico e saudável.

Gerar vendas

O marketing de conteúdo na fase de concretização da compra torna-se ainda mais focado e buscando eficiência máxima.

O conteúdo deve ter acompanhado o consumidor passo a passo até este momento de decisão e prepará-lo para a compra.

Ainda assim, pode haver alguma hesitação. Qual a resistência do cliente a comprar o seu produto? Custo, dúvidas técnicas, não importa.

O importante é definir claramente qual essa barreira e oferecer argumentos que ajudem o comprador a superá-la.
Se ele tem dúvidas sobre como usar, mostre um passo-a-passo super simples em vídeo, por exemplo.

Diminuir o valor investido para realizar uma venda

Não é raro ver campanhas tradicionais em que o valor investido para conquistar um cliente é tão grande que acaba tornando todo o processo deficitário.

O uso de ferramentas como FAQ, por exemplo, reduz as dúvidas dos clientes sobre a decisão de compra.

Colocar conteúdo relevante para cada etapa do processo de conquista do cliente nas mãos de seus vendedores é outra boa ideia. Sejam vídeo, webinars ou ebooks, o material certo na hora certa pode acelerar o processo de venda.

Pós-venda

O relacionamento entre sua marca e o consumidor não pode parar na compra.

Existem várias formas de levar essa proximidade mais longe, dando dicas de uso, avaliando a satisfação, trocando ideias sobre o produto, enfim, uma infinidade de possibilidades.

Mostrar cases de sucesso e conquistar depoimentos favoráveis são boas maneiras de prolongar esse contato.

Clientes apaixonados

Um público apaixonado produz conteúdo sobre a marca, defende, compartilha, evangeliza.

Quando o marketing conteúdo consegue criar uma relação assim, todo o processo cresce exponencialmente.

É fácil? Certamente não. Mas é possível como podemos ver em marcas como Apple, Nike e tantas outras.

Marketing de conteúdo e alguns resultados impressionantes

O marketing de conteúdo tem alguns casos simplesmente impressionantes que mostram sua eficiência. Vamos falar de três apenas para mostrar o poder dessa ferramenta.

Waz

Essa loja de produtos informáticos, com duas lojas físicas, utilizou uma estratégia incluindo blog, Facebook e newsletter.

O blog combina posts ligados à últimos lançamentos, cheios de detalhes e conteúdo evergreen, com temas informativos para um público mais amplo.

O Facebook também funciona como canal para conteúdo, além de divulgar ofertas.

Já o newsletter traz promoções exclusivas, cupons e links para conteúdos interessantes do blog, com o objetivo de embasar e auxiliar na tomada de decisão de compra.

Os números mostram mais de 2o mil curtidas na página da empresa no Facebook e mais de 6 mil visitas mensais ao blog.

A empresa se transformou em autoridade no assunto e o sucesso no mundo digital vem se transferindo cada vez mais também para as lojas físicas.

Hotmart

A plataforma de lançamento e comercialização de infoprodutos precisa dar subsídios para que seus parceiros vendam cada vez mais.

Em seu blog, a Hotmart mostra as melhores maneiras de utilizar a plataforma e oferece dicas de marketing e estratégias para vender mais.

São 35 mil acessos mensais e 170 mil visualizações de página.

Os conteúdos são disponibilizados também no Facebook, Twitter e Youtube. Nesse último, depoimentos e tutoriais estimulam os clientes a se manterem focados e a melhorar o uso da plataforma.

Muitos clientes produzem seus próprios vídeos o que mostra um relacionamento sólido com a marca.

Além de rankear melhor no Google, a Hotmart experimenta um crescimento impressionante de 5 mil curtidas por mês em seu Facebook.

GuiaBolso

Essa ferramenta de controle financeiro para pessoas que querem cuidar melhor do seu dinheiro vem usando o conteúdo para ganhar cada vez mais usuários.

O conteúdo educativo, que busca beneficiar o usuário com informações relevantes para a saúde financeira pessoal, cria uma confiança em relação à marca.

O blog tem posts que combinam dicas e depoimentos. E os visitantes que chegam à página da empresa vindos do blog, passam em média 6 vezes mais tempo em seu acesso do que o usuário comum.

O conteúdo é replicado no Facebook e os responsáveis pelo conteúdo do GuiaBolso também fazem posts como convidados para outros blogs.

Para finalizar, uma newsletter traz as últimas novidades da área.

O crescimento de returning visitors, já no primeiro mês, chegou a 150% no blog. A conversão para a página principal cresceu 50%. E no Facebook já são quase 100 mil fãs da marca.

Qual a diferença entre inbound e content marketing?

Ok, não é tão simples assim, mas muito cuidado para não confundir inbound marketing e marketing de conteúdo.

Não que sejam coisas opostas ou completamente diferentes, pelo contrário, o marketing de conteúdo é uma das estratégias do inbound marketing.

Vou tentar deixar mais claro. O inbound marketing abre mão das técnicas do marketing tradicional para atrair clientes usando mecanismos de busca, redes sociais e páginas da internet.

O objetivo no primeiro momento não é a compra, necessariamente, mas o início de um relacionamento baseado em informações relevantes.

E é aí que entra o marketing de conteúdo. As informações relevantes constroem uma autoridade e desenvolvem um relacionamento entre sua marca e seu público.

Ou seja, dentro do inbound marketing o marketing de conteúdo é uma peça indispensável. Um não existe sem o outro. E juntos, eles formam uma solução incrível para a sua empresa.

5 motivos reais para começar a fazer marketing de conteúdo ainda hoje.

Você já percebeu que o marketing de conteúdo faz parte de qualquer estratégia de sucesso no mundo de hoje.

Ainda assim, vamos mostrar 5 motivos para que você não espere mais e inclua essa ferramenta poderosa em sua estratégia de marketing

Informação move o mundo

As pessoas têm hoje, e cada vez mais, uma vasta gama de informações disponíveis para tomar suas decisões.

A “compra no escuro” praticamente não existe mais e os argumentos vazios perdem força dia após dia.

Sendo assim, estar bem ranqueado nas ferramentas de pesquisa é fundamental para quando o consumidor for buscar algo relacionado ao seu produto ou serviço.

E sabe o que ajuda muito nisso? Conteúdo rico, relevante, que gera interação e interesse.

Quanto maior a autoridade da sua marca sobre um assunto, mais ela se torna fonte desejada de informação.

Várias estratégias usam conteúdo

Como já disse antes, o marketing de conteúdo é uma ferramenta muito próxima ao inbound marketing. Juntas, as duas trazem resultados impressionantes.

No entanto, existem outras estratégias que conseguem se beneficiar de um conteúdo relevante que vai além dos blogs.

Email marketing, por exemplo, é uma estratégia que pode ganhar ainda mais força combinado conteúdo interessante com ofertas e campanhas.

Uma estratégia bem montada de redes sociais se beneficia imensamente de conteúdo de qualidade. Pode ser uma divulgação do que vem sendo produzido no blog ou conteúdo original para essas plataformas.

Sempre há lugar para o conteúdo em um marketing bem planejado.

Valorize seu investimento

Os gastos com mídia e grandes campanhas não podem sequer ser comparados com os custos de uma estratégia de marketing conteúdo.

Partindo de um domínio e de um blog é possível produzir conteúdo de qualidade e impactar as pessoas certas.

Obviamente que um parceiro especializado, impulsionamento de posts e outras atitudes ajudam no sucesso do marketing de conteúdo, mas ainda assim, essa é uma opção muito barata.

E o que é melhor, sempre é possível começar devagar e ir crescendo aos poucos.

Construindo autoridade

O marketing de conteúdo é uma forma eficiente de mostrar que você é referência em determinado assunto. As pessoas passam a comprovar seu conhecimento artigo após artigo.

Em vez de buscar um anúncio, eles têm acesso a informações valiosas que mostram sua expertise e o destacam em relação à concorrência.

Isso sem falar que os clientes constroem uma relação de confiança com sua marca, sabendo que ela oferece mais do que simplesmente um produto ou serviço.

Eduque o mercado

Se o que você oferece não e uma commodity ou não é algo usado cotidianamente pelas pessoas, elas provavelmente terão dúvidas.

Na verdade, muitas vezes elas sequer irão perceber o real valor do que você oferece.

Aí surge a grande importância do conteúdo relevante e bem produzido. Por meio dele, as pessoas passarão a compreender melhor os benefícios do que você oferece de forma clara.

Os mercados segmentados se beneficiam ainda mais dessa característica do marketing de conteúdo, ampliando e informando seus clientes potenciais.

Como fazer marketing de conteúdo

Para fazer marketing de conteúdo é fundamental saber quem é o seu público, seu cliente. Entender o que ele busca e saber onde encontrá-lo para planejar conteúdos relevantes, capazes de envolvê-lo.

A partir daí, é preciso encontrar o tom correto para falar com ele e deixá-lo confortável, além de manter comunicação constante.

E então, sabendo quais os canais e momentos mais adequados para cada mensagem, é hora de começar a distribuir seu conteúdo.

São várias ferramentas e plataformas com características bem específicas, e é importante saber mais sobre elas.

Blog

Difícil pensar uma estratégia de conteúdo que não contemple os blogs como algumas de suas ferramentas.

Por serem mais detalhados e capazes de explicar os argumentos de maneira mais convincente, é por meio dos blogs que grande parte dos conteúdos que você produz irão impactar as pessoas.

Antes de mais nada, escolha uma boa plataforma para o seu blog. Muitas pessoas usam o WordPress, mas você pode buscar outras opções também.

Antes de sair produzindo os textos, é sempre bom definir as personas que representam o público com o qual você quer falar. Como se comportam, por que procuram o que você tem a oferecer?

Outra etapa fundamental é saber porque você está fazendo um blog. Construir autoridade, ganhar dinheiro, gerar leads? Só com isso muito claro você poderá planejar seu conteúdo, definindo palavras-chave, temas e objetivos de cada post.

Ah, não precisa ficar só no texto. Um conteúdo rico inclui fotos, vídeos e quaisquer outros instrumentos que você considere importante para deixar seus posts mais relevantes e atrativos.

Conteúdos valiosos

Conteúdo valioso é aquele que apresenta algo novo, que surpreende, que não é apenas mais uma mensagem repetitiva e que acaba sendo vista como spam.

Conteúdo valioso, seja em vídeo, texto ou qualquer outro formato, gera engajamento e desperta interesse.

Apresente dados, dicas, informações que vão além de uma simples oferta comercial. Conte histórias, dialogue, enfim, transforme esse ponto de contato em uma oportunidade para construir uma relação de confiança.

Quanto mais o cliente espera, mais você entrega. A venda é uma consequência do valor percebido nos conteúdos que você disponibiliza.

Vídeos

Os vídeos são hoje um dos melhores formatos para distribuição de conteúdo.

Por possibilitarem leveza e dinamismo, além de usar personalidades ou influencers, os vídeos caíram no gusto do público e das empresas que utilizam o marketing de conteúdo.

Só para se ter uma ideia, com o maior acesso à banda larga, os vídeos devem responder por 69% do tráfego da internet ainda este ano.

Além de poderem usar testemunhais, como já mencionamos, vídeos podem utilizer ferramentas extremamente didáticas, facilitando a compreensão do conteúdo pelas pessoas.

Isso sem falar que, com as possibilidades de edição, um mesmo video pode dar origem a vários outros conteúdos.

Isso sem falar que as pessoas já possuem o hábito de compartilhar vídeos, ou seja, a capacidade de crescer a audiência organicamente é bem forte.

Redes sociais

As redes sociais humanizam as marcas e aproximam dos consumidores. Isso e fato. Agora, para quem sabe realmente usar essa plataforma, ela tem muitas outras vantagens.

As redes sociais têm relação com o SEO em diversos pontos. Uma página de Facebook popular e que cria engajamento, estará presente com destaque nos mecanismos de busca.

Além disso, quanto mais relevante sua marca for nas redes sociais, mais pessoas procurarão por ela nas ferramentas de busca.
Distribuir seu conteúdo nas redes sociais é também aumentar o alcance do seu blog, dos seus vídeos, enfim, de todo o seu conteúdo, permitindo uma interação por meio de likes e comentários que ajudam a mensurar a relevância e atratividade de um conteúdo para aquele público.

Essa é a plataforma do compartilhamento, da viralização, e estar forte e ativo nela é certeza de maior exposição do que você produzir.

Email marketing

O email marketing é uma ferramenta que complementa todo o seu esforço de produção de conteúdo em blog ou redes sociais, por exemplo.
Só para se ter uma ideia, existem hoje mais de 4 bilhões de contas de email criadas.
Com o mobile ganhando cada vez mais força, o acesso aos e-mails acontece com uma frequência ainda maior, principalmente se levarmos em conta que os brasileiros passam mais tempo na internet em média do que qualquer outro povo.
Uma estratégia completa de marketing de conteúdo precisa prever que esses esforços caminhem juntos, um atingindo áreas ou cobrindo temas que o outro não consegue de maneira eficiente.

Uma boa dica é criar um calendário temático. O que é isso? Simples. Quando seu blog tocar em um tema, as redes sociais também devem abordá-lo e o e mail marketing deve usar sua característica de contato direto e pessoal com o cliente para ampliar as informações ou mesmo referenciar os conteúdos produzidos.

Mas o e-mail marketing pode ter sua utilização maximizada com as métricas certas.

Uma taxa de entrega acima de 95%, por exemplo, mostra um mailing list saudável, sem grandes “desperdícios”.

Outro dado relevante é a taxa de abertura, ou seja, pessoas que abriram o email. Um número ideal é acima de 20%, e para isso é preciso ser criativo e personalizado no campo “assunto” do email, deixando clara a relevância da mensagem para aquele indivíduo.

O CTR, taxa de cliques nos links dos emails e a taxa de conversão, que mostra o percentual de pessoas que realizaram a ação desejada (inscreveram-se em um curso, fizeram download de um e-book, etc) são métricas importantíssimas e devem ser acompanhadas de perto.

Com esses dados é mais fácil fazer ajustes na sua estratégia, valorizar pontos positivos e adequar formatos ou conteúdos para melhorar os resultados.

7 conceitos básicos (e muito importantes) de marketing de conteúdo

Para pensar e aplicar o marketing de conteúdo da melhor maneira para os seus interesses existem alguns conceitos que precisam estar bem claros para você.

Definições que vão ajudá-lo a realizar um trabalho melhor e obter resultados ainda mais consistentes..

Persona

As personas, ou buyer personas, são perfis que representam o cliente perfeito para sua empresa. Baseado em dados e expectativas, são construídos para ajudar a entender de forma mais clara quem é o cliente, como ele age e do que necessita. Uma persona bem feita permite estratégias de marketing mais eficientes.

Palavras-chave

Resumidamente, palavras-chave são as formas mais comuns de busca dos usuários sobre um determinado assunto. Também chamadas de keywords, podem ser compostas por uma ou mais palavras e representam a forma como o usuário expressa suas dúvidas nos instrumentos de pesquisa.

SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas ao seu site ou blog, conseguem otimizar os rankings orgânicos da sua marca ou produto nas ferramentas de busca. Isso representa mais cliques, tráfego e autoridade.

Call to action

Também chamado de CTA, o call to action é o convite, visual ou em forma de texto, que estimula o usuário a realizar alguma ação. “Compre agora”, “clique e saiba mais”, “baixe o e-book” são alguns exemplos.

Ofertas

Ofertas podem ser e-books, infográficos, webinários, enfim, toda uma gama de conteúdos ricos para gerar leads.

Leads

No marketing digital, leads são aquelas pessoas que, por terem clicado em alguma ação, preenchido um formulário ou assinado algum serviço, demonstram interesse no que você tem a oferecer. São clientes potenciais.

Landing Page

Uma landing page tem como foco a conversão: transformar os visitantes em leads e os leads em clientes. Nelas é possível obter informações dos clientes potenciais por meio de ofertas, CTAs e formulários.

Quais os 3 estágios do marketing de conteúdo?

Uma estratégia de marketing conteúdo bem planejada seguem um funil de conversão que se baseia basicamente em 3 estágios.

Dê uma olhada no que acontece em cada um deles e comece a perceber como a conversão de um visitante em cliente não é sorte, e sim trabalho duro e bem planejado.

Consciência

É o primeiro contato da pessoa com sua marca, quando ela toma consciência da sua existência.
Este é o topo do final, já que mais de 15 milhões de pessoas afirmam que iniciam uma compra apenas após pesquisar nas redes sociais.
Por isso é tão importante estar presente nas ferramentas de busca de maneira destacada. Para se ter uma ideia, 75% das buscas não passam da primeira página dos resultados
Uma presença inteligente nas redes sociais e blogs com os conteúdos certos podem ajudar muito no seu rankeamento. Se você passar a ter um posicionamento melhor nas buscas, conseguir mais seguidores nas redes sociais e receber mais visitantes de primeira viagem, é porque está fazendo alguma coisa certa.

Avaliação

Sabe quando você já foi apresentado a alguém, mas ainda não sabe se aquela pessoa tem realmente algo a oferecer? Este é o estágio de avaliação.
O consumidor conhece sua marca, mas ainda não se decidiu se ela é relevante para o que ele precisa.
É a hora de investir em conteúdos ricos, como posts mais detalhados nos blogs, newsletters, e-books, webinários, enfim, tudo o que possa servir para mostrar ao público que você é realmente uma autoridade no assunto.
Isso deve gerar um tempo maior nas visitas, compartilhamento dos conteúdos e menor taxa de rejeição, por exemplo.

Conversão

Pronto! A pessoa já conhece a sua marca e já entendeu que ela é positiva. O que falta? Preencher o formulário pedindo uma proposta ou fechar uma compra.
Agora é preciso escolher bem os conteúdos, pensando nos que mais convertem nessa etapa do funil, caprichar no CTA e explorar conceitos como oportunidade, escassez e urgência.

Por que vale a pena investir em marketing de conteúdo

Antes de mais nada, vamos falar sobre a realidade do mundo de hoje. Você já pensou onde está o seu público?

Antes era muito fácil saber que, em um determinado horário, ele estaria no carro ouvindo rádio ou sentado diante da tv, mas isso mudou.

Você mesmo, quando quer se informar sobre um produto ou serviço, certamente utiliza as redes sociais ou ferramentas de busca em vez de esperar algum commercial.

A tv aberta vem perdendo espaço na vida das pessoas e programas tradicionais como o Jornal Nacional e as novelas da Rede Globo vêm apresentando quedas significativas de audiência.

É óbvio que o mundo digital tem grande influência nisso. Os indicadores de tempo passado online, as audiências do Facebook e do Youtube deixam claro que vivemos uma mudança de hábitos.

Somado a isso, temos uma pesquisa da Demand Metric mostrando que o marketing de conteúdo custa 62% menos e gera 3 vezes mais leads do que o outbound marketing.

Resumindo, não investir em marketing de conteúdo é uma aposta muito, muito arriscada.

Mesmo assim, resolvemos dar mais 4 motivos pelos quais você precisa incluir o marketing de conteúdo de forma central em sua estratégia de comunicação.

1 – Engajamento

As pessoas não se conectam mais com marcas que falam apenas delas próprias. Uma empresa que oferece conteúdos relevantes constrói relações mais complexas e ricas, que vão além do comercial.
Assim, criamos consumidores que se transformam em parceiros, em defensores da marca. Pessoas que não apenas consomem seus produtos, mas compartilham suas visões e propósitos. Que ganham tanto com a sua marca, quanto ela ganha com eles.

2 – Visibilidade

Acho que ao longo desse post você já percebeu que seu cliente procura pela sua marca na internet, não é verdade?
O marketing de conteúdo, por meio de suas diversas ferramentas, é fundamental para que você seja encontrado nesse vasto universe online.
Melhor posicionamento nos sites de busca, relevância baseada em conteúdo, diversos pontos de contato, tudo isso deixa sua marca mais visível para o consumidor onde realmente interessa e quando ele está mais interessado no que você oferece.

3 – Vendas

Por construir relacionamentos mais sólidos com a marca, o marketing de conteúdo é importantíssimo para a venda recorrente.
É muito mais fácil alguém comprar novamente de uma marca que ofereceu apoio, diálogo e conteúdo do que de outra que apenas entregou um produto ou serviço.
Os cases e depoimentos de clientes, os resultados obtidos, tudo isso pode ser usado para a conversão de vendas, indo muito além de uma compra pontual.

4 – Pós-vendas

Uma das grandes possibilidades criadas pelo marketing de conteúdo é manter um relacionamento após a compra.
Garantir que o cliente permaneça feliz e satisfeito mesmo após a aquisição do produto ou serviço, continuar oferecendo contepudos relevantes e mostrando novas possibilidades é fundamental para criar um “caminho de retorno”.
Uma nova compra passa a fazer parte de um processo contínuo, em vez de uma outra ação isolada.

Sua estratégia de content marketing é melhor que a do concorrente?

É óbvio que o marketing conteúdo vem atraindo cada vez mais empresas e, por isso mesmo, é muito provável que o seu concorrente também já esteja se utilizando desta ferramenta poderosa.

Como lidar com isso? Bem, vou mostrar aqui 4 dicas valiosas para você garantir que o seu marketing de conteúdo seja mais eficiente do que aquele que o seu concorrente vem implementando.

1 – Conheça bem os seus concorrentes

É muito importante acompanhar e analisar cuidadosamente o que os seus concorrentes vêm fazendo.

Quais palavras-chaves eles usam para obter os melhores rankings? De onde vêm seus backlinks? Quais tipos de conteúdo eles mais utilizam? Posts, vídeos, infográficos, webinários?

É um trabalho que você deve realizar constantemente para estar sempre um passo à frente e se adaptando às mudanças de estratégia que eles realizam.

Uma ferramenta que pode ajudá-lo muito nessa análise é o Ahrefs.

2 – Melhore sua autoridade de domínio

A autoridade de domínio é um dos dados mais importantes de SEO. Quanto maior sua autoridade de domínio, maior seu tráfego e mais elevado o seu rankeamento.

Mas como melhorar a sua autoridade de domínio? Bem, existem algumas ações práticas que você pode realizar.

Anets de mais nada, é preciso verificar se o seu SEO está tecnicamente perfeito. Não é muito glamuroso, mas analisar meta tags, palavras-chave, estrutura da URL, etc faz muita diferença e é a base desse trabalho.

É primordial criar conteúdo de grande valor e em grande quantidade. Quanto mais conteúdos linkados, mais positivo para a sua autoridade de domínio.

Livre-se dos backlinks ruins. No mpaximo de dois em dois meses é importabte fazer essa varredura e eliminar os backlinks que poderão gerar penalização pelos algoritmos. Tem uma boa matéria sobre esse assunto aqui: This Quick Sprout Traffic University video.

Finalmente, seja paciente. Esse é um trabalho constant e os resultados podem não aparecer imediatamente, mas irão acontecer. E isso vai fazer toda a diferença.

3 – Escrever títulos é uma arte que dá retorno

Bons títulos são quase tão importantes quanto os conteúdos para os quais eles direcionam.

Para criar um título eficiente, a primeira coisa que você deveria fazer é buscar pela palavra-chave em um site de pesquisa e estudar os cinco primeiros resultados.

Eles darão uma visão do que vem alcançando bons resultados e você pode partir daí para desenvolver seus próprios títulos.

O Buzzsumo (http:// http://buzzsumo.com/) e o Copyblogger (http://www.copyblogger.com) podem ajudar muito nesse trabalho.

4 – Páginas mais rápidas, melhores resultados

Uma página lenta é um risco que você não pode corer. Isso significa uma perda significativa de visitantes e, consequentemente, de leads e vendas.

Existe nesse quesito um trabalho técnico a ser realizado, mas que você precisa fazer acontecer.

Para otimizar o tempo de carregamento da sua página e evitar perdas desnecessárias, algumas ações de impacto são:

Espalhar seu conteúdo estático com CDNs.
Habilitar cabeçalhos de resposta keep-alive de HTTP. Saiba mais aqui e aqui.
Combinar imagens com CSS sprites.
Ativar a compactação.

13 ideias brilhantes para melhorar seu marketing de conteúdo

Compreender, internalizar e combinar esses insights pode trazer mais ganhos à sua stratégia de marketing de conteúdo do que você imagina.

Fique atento.

  1. Dê toda a atenção e tenha o máximo cuidado na seleção das palavras-chave.
  2. Se o cliente identifica seu estilo, sua “voz”, rapidamente, cada novo conteúdo é recebido com mais familiaridade e confiança. Invista nisso.
  3. Mais transparência = mais confiança.
  4. Um conteúdo excelente merece ser divulgado em vários canais.
  5. Um título que não gera cliques é o maior desperdício possível.
  6. Se a introdução fez o cliente seguir lendo o texto, ótimo! É exatamente para isso que ela existe.
  7. Conteúdo de qualidade = networking de qualidade.
  8. Inspiração para conteúdos não tem hora e nem lugar para acontecer. Esteja preparado sempre!
  9. Qualidade > quantidade.
  10. Mantenha seus conteúdos vivos. Link artigos passados nos artigos novos.
  11. Conteúdos de sucesso podem e devem ser reutilizados e atualizados.
  12. Frases que não trazem qualquer valor para o leitor merecem uma única ação: deletar.
  13. Seu conteúdo existe para gerar engajamento. Engajamento existe para gerar vendas.

5 principais erros que você pode evitar no marketing de conteúdo

Segredos, informações relevantes, caminhos para o sucesso. Espero que até agora você tenha conseguido assimilar o que eu considero práticas fundamentais para conseguir êxito com o marketing de conteúdo.

No entanto, não há como indicar o caminho correto sem mencionar os possíveis erros que Podemos cometer ao longo da trajetória. Estes são cinco exemplos de erros que você pode e precisa evitar.

Não focar nas métricas

Muitas pessoas repetem táticas de distribuição de conteúdo sem ter em mente o que cada ferramenta pode realmente trazer.
Você sabe quantos leads quer gerar? Quantas vendas pensa em obter por meio de busca orgânica? Sem esse raciocínio fica difícil entender se a sua estratégica funciona de verdade ou não.
Defina o tipo de retorno que você pretende com cada conteúdo e mensure regularmente para fazer os ajustes necessários.

Conteúdo irregular

Pessoas precisam de regularidade. Elas precisam saber que a revista que assinam estará lá semanalmente, por exemplo.
No mundo digital é a mesma coisa. Sem regularidade na produção do conteúdo, seja em posts no blog, email marketing ou qualquer outro formato, as pessoas se frustram.
Nada do que estar pronto para dar o próximo passo com uma marca e ver que ela desapareceu, interrompeu o diálogo.
Por isso é tão importante ter um calendário editorial e um planejamento de conteúdo, para garantir regularidade e relevância.

Não dar valor à ferramenta de busca

Grande parte das visitas ao seu blog ou site provavelmente vêm de ferramentas de busca.
Todo conteúdo que você cria deve levar em conta esse fato para garantir que ele seja bem rankeado e bem clicado.
Pesquise as palavras-chave e tente se colocar como suas personas diante delas. Esse exercício pode aumentar muito a eficiência do seu marketing de conteúdo.

Conteúdos rasos

A base do marketing de conteúdo são os conteúdos ricos, informativos, detalhados.
Independentemente do formato, eles precisam ter relevância e acrescentar algo ao público, estimulando o desejo por mais informações e mostrando-se indispensável.
Um conteúdo simples, pouco informative, dificilmente traz engajamento, ou seja, se reduz quase que somente a custos e esforço e quase nunca a resultados.

Não explorar novos formatos

Um post em um blog é uma excelente solução. E-books, também. Mas só porque esses formatos funcionam para um determinado tipo de conteúdo, não quer dizer que eles sejam sempre a melhor aposta.
Ao desenvolver um conteúdo, avalie todas as opções disponíveis: vídeos, infográficos, playlists, cada uma delas tem características que podem ser melhor aproveitadas em um tipo de conteúdo ou outro.
Variar de maneira consciente e encontrar o melhor formato para cada assunto faz toda a diferença.

Vídeo sobre marketing de conteúdo

Neil Patel é provavelmente o maior nome mundial quando o assunto é marketing de conteúdo. Suas reflexões e dicas ajudaram a moldar grandes profissionais do mercado e, por isso, eu gostaria de deixar com você esse video dele.

São cinco dicas incríveis desse verdadeiro guru sobre como aumentar o seu tráfego. Tenho certeza de que vai ser transformador.

Conclusão

Marketing de conteúdo. Aposto que, após este post, essas palavras ganharam um novo significado para você.

Espero que eu tenha conseguido passar a complexidade, o trabalho e, principlamente, os grandes benefícios que uma boa estratégia de marketing de conteúdo podem trazer para o seu negócio.

Certamente esse conhecimento irá ajudá-lo a dar um novo passo na comunicação e no future da sua marca.

Mas ainda há muito conhecimento a ser compartilhado e eu convido você a continuar comigo nessa caminhada, dividindo descobertas, técnicas e resultados.

Venho conseguindo grandes conquistas para meus clientes e quero que você possa fazer o mesmo.

Se tiver alguma dúvida, se quiser fazer algum comentário sobre esse post ou mesmo se quiser sugerir algum tema, por favor, fique à vontade. Será muito importante para mim e para centenas de outros leitores.

Sua empresa conhece realmente tudo o que o marketing de conteúdo pode oferecer? Ele faz parte da sua estratégia de comunicação? Vamos dar agora o próximo passo?

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